domingo, 3 de outubro de 2010

A CONTRADIÇÃO DE CHOMSKY

O sr. tem esperança?

"-Claro, por que não? Em todo mundo as pessoas estão insatisfeitas, procurando alternativas, mas houve um certo sucesso na destruição da organização social. Há toda uma cultura de individualização que tem o objetivo de separar as pessoas.A menos que a mídia seja democratizada será muito difícil mudar a cabeça das pessoas. As telecomunicações - a chamada nova fronteira - estão nas mãos do setor privado.AVRAM NOAM CHOMSKY- (em entrevista ao Jornal do Brasil, setembro/96-sobre as eleições nos EUA.)


"Tenho que dizer odeio a tal democracia, justamente por entender que além de ser altamente representada pela burguesia, é excludente da classe minoritária... uma sociedade só pode se desenvolver quando há um corpo uno onde todos possam vivenciar as possibilidades de se constituirem como cidadãos..."(KAREM REGINA COSTA)

(SE EU FALAR DE ELEIÇÃO HOJE, VOU VOMITAR...)

Apesar da minha admiração por Chomsky, não posso concordar que a 'democratização da mídia' salve a lavoura. Democracia é algo que não gosto. Analisada com bastante profundidade nota-se que é bastante sectarista e fragmentadora. Não estou também defendendo o Socialismo (até por se tratar de mero um sistema de transição). O Comunismo me parece algo mais humano. Mas os humanos não estão preparados para ele. Estão muito preocupados com a 'liberdade ' que vivem. Gostaria que me falassem que 'liberdade' é essa que tanto defendem, pois não consigo reconhecer nesse sistema nenhum um só traço dela. Gostaria muito de entender na íntegra o que vem a ser LIBERDADE?? A única liberdade que reconheço é aquela que cultivo na minha subjetividade. Mas discutir liberdade não é minha intenção aqui. Analisando a fala de Chomsky noto algo de extremamente contraditório, percebam:1)"(...)SUCESSO NA DESTRUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL"-sem querer ser Estruturalista, nenhuma relação social subsiste sem uma ordem mínima; sem querer ser Weberiana, não há instituição que se mantenha no caos e sem elas a sociedade desaba. 2)"(...)CULTURA DE INDIVIDUALIZAÇÃO QUE TEM POR OBJETIVO SEPARAR AS PESSOAS"-não há nada que separe mais as pessoas do que a globalização, o intento de unir as pessoas via novos sistemas tecnológicos, tem criado indivíduos cada vez mais solitários e egoístas, sendo assim não existe uma cultura de individualização.3)-Se se defende uma mídia democrática, então porquê reclamar se ela está nas mãos da iniciativa privada????Eu adoro o Chomsky, mas esses 3 pontos contraditórios, infelizmente não foram explorados pelo jornalista. Eu não perderia a oportunidade. Sabe, acabei de crer que por mais 'antenado' e informado que um indivíduo seja ele acaba falando asneiras, tais como as citadas acima. Faço Mea Culpa, se algum sociólogo me provar o contrário.Mas continuo admirando muito a sapiência de Noam Chomsky.

                               DUALISMO BURKEANO Edmund Burke. Dublin, Irlanda. (1729-1797). Filósofo conservador/liberal. Discípulo d...