sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

VIRTUDE X EMOTIVISMO: Duas questões para serem analisadas pelos Educadores



      Nos dias atuais podemos detectar comportamentos de indivíduos que refletem o pensamento do filósofo ALASDAIR MACINTYRE. Sua obra analisa a Virtude como uma estrutura que define a Ética, algo que traz bem estar subjetivo para o indivíduo e que se amplia dentro do contexto da sociedade quando é exercida por valores que são ensinados. A baixa moralidade sempre esteve em  alta  na vida do 'homo ratio', trazendo conflitos de relacionamentos e até gerando guerras nas quais o desejo humano e/ou de uma determinada sociedade se sobressai afetando um indivíduo, uma comunidade e até uma nação.  O Emotivismo é um sentimento e práxis que deriva de instintos humanos, humor e impulsos que dominam a alma humana e impedem o homem de pensar de forma lógica e racional.  

Emotivismo é a doutrina para a qual todos os julgamentos avaliativos e mais especificamente todos os julgamentos morais  são somente expressões de preferência, expressões de atitude ou sentimento, na medida em que são morais ou avaliativos em caráter, Macintyre (1984, p. 12)

     O Emotivismo é como uma alienação mental que arrasta o indivíduo para atitudes originadas em desejos e interesses próprios que emanam da natureza humana e impede que haja um raciocínio, o que faz com que haja um processo individual que se amplia para atos da sociedade. Não há etica que as emoções se tornam eixos de práticas socias e morais que beneficiam a comunidade. A Educação moral calça o indivíduo na ética e na virtude libertando-o do emotivismo que o mantem aprisionado por próprios desejos levando-o sempre à alienação e bestialidade que trazem o mal para a existência humana. Para Macintyre a educação gera virtude e reduz o emotivismo, algo que deve ser pensado pelas instituições educacionais por não  só levar a sociedade ao conhecimento, mas principalmente a sabedoria que pode elevar o comportamento social para o bem estar público,


   

                               DUALISMO BURKEANO Edmund Burke. Dublin, Irlanda. (1729-1797). Filósofo conservador/liberal. Discípulo d...