DUALISMO BURKEANO
Edmund Burke. Dublin, Irlanda. (1729-1797). Filósofo conservador/liberal. Discípulo do iluminismo.
Possuidor desses dois pensamentos que muitas vezes são paradoxos para alguns pensadores. O seu
liberalismo defendia a pluralidade religiosa, o livre comércio, a propriedade privada e principalmente
o desenvolvimento humano que beneficia todas as sociedades. Para Burke o absolutismo, o despotis-
mo são aberrações políticas que tornam os homens escravos do poder. Frase do seu conservadoris-
mo:"O indivíduo é tolo, mas a espécie humana é sábia". Burke alega nesse pensamento conservador
que há uma impotância em não desprezar as gerações passadas, porque são elas que construiram e es-
truturam a atual situação social. Defende o processo de desenvolvimento baseado na tradição social
de cada sociedade, defendia a valorização dos costumes - uma vez que estes benefeciavam a vida so-
cial - as reformas baseadas nos bons costumes trazem desenvolvimento social. Sua crítica à Revolu-
Francesa, pois acreditava que anulava as gerações, costumes e tradições passadas.A dualidade do seu
pensamento também critica a democracia absoluta - uma vez que a ideologia populacional pode alte-
rar as benéfices sociais e apenas auxiliar alguns grupos. O outro pólo do seu pensamento defende de
uma forma racionalista a monarquia(não absolutista) como uma política social correta..
mo:"O indivíduo é tolo, mas a espécie humana é sábia". Burke alega nesse pensamento conservador
que há uma impotância em não desprezar as gerações passadas, porque são elas que construiram e es-
truturam a atual situação social. Defende o processo de desenvolvimento baseado na tradição social
de cada sociedade, defendia a valorização dos costumes - uma vez que estes benefeciavam a vida so-
cial - as reformas baseadas nos bons costumes trazem desenvolvimento social. Sua crítica à Revolu-
Francesa, pois acreditava que anulava as gerações, costumes e tradições passadas.A dualidade do seu
pensamento também critica a democracia absoluta - uma vez que a ideologia populacional pode alte-
rar as benéfices sociais e apenas auxiliar alguns grupos. O outro pólo do seu pensamento defende de
uma forma racionalista a monarquia(não absolutista) como uma política social correta..