domingo, 23 de maio de 2010

O PENSAMENTO DE NOAM CHOMSKY

"A IMPRENSA PODE CAUSAR MAIS DANOS QUE A BOMBA ATÔMICA. E DEIXAR CICATRIZES NO CÉREBRO."-Noam Chomsky-

Noam Chomsky linguista e filósofo contemporâneo, nascido nos EUA, é atualmente um dos mais polêmicos analistas da "fabricação de mídias e sua influência sobre as grandes massas.

Ele diz:"Para analisar as ideologias, basta um pouco de abertura de espírito, de inteligência e de um espírito saudável.Todo mundo é capaz de fazê-lo.Temos de recusar que só os intelectuais dotados de uma formação especial, são capazes de fazer um trabalho analítico.Na realidade, isso é o que alguns nos querem fazer querer."

Na 'película', "O QUARTO PODER", temos uma visão ampla do que Chomsky afirma em toda sua análise de influência de mídias sobre as populações, e ele tem um olhar crítico mais voltado para sua pátria, tecendo comentários em todas as eleições sobre até que ponto houve influências destas sobre os resultados. Chomsky analisa também a interferência das propagandas no subjetivo dos indivíduos, enfim é um "expert" em deixar furiosos os associados da ABP e de "cabelos em pé" os marqueteiros de plantão. Bem, sua análise é precisa e convincente. Quando digo que ele tem um olhar mais centrado para sua "terra", estou querendo dizer que ele está falando de um povo que entendemos ser informado, politizado e cônscio de seus direitos como cidadãos, pelo menos é isso o que penso do povo americano. (Apesar de ter tido o não prazer de visitar com meu avô aquele país, mais especificamente o Estado do Alabama, achei um povo rude, frio e arrogante para com os estrangeiros), bem mas isso não vem ao caso. O fato é que estamos falando de um povo "politicamente instruído". Ele diz que sue gente é inteiramente pia na imagem que a mídia passa do candidato,prindipalmente no que diz respeito à moral e aos bons costumes, dois pontos muito observados pelo povo americano. De modo algum o americano vota em alguém que tenha uma mácula no seu passado político ou pessoal. Vindo para nossa realidade, ou melhor para a nossa historicidade política, vemos que nosso povo não se importa tanto com esse fato, visto que políticos são reeleitos inúmeras vezes, respondendo processo por corrupção e toda a sujeira que conhecemos. Vamos fazer com uma análise rápida, por mais que "os marqueteiros americanos" sejam criativos e consigam enganar o povo americano, este exige que o candidato tenha "ficha limpa". Aqui no Brasil não importamos se o cara levou alguns milhões de doação de campanha para paraísos fiscais na "PQP" , se ele quadriplicou sua fortuna em quatro anos de mandato, mesmo quando sabemos que ele ganhava o dobro do que seu cargo político lhe ofereceria...Ora ele "rouba mas faz". Trocamos nosso voto por qualquer coisa, vendemos nossa alma, nossa dignidade, nossa honra e nossos valores. Será que temos tudo isso??? Se tivéssemos não nos venderíamos, para políticos "sujos e malandros". Não, não possuimos virtude alguma quando nos permitimos alguma vantagem para votar. A mídia vai vir com força total, mostrando o restante da "Falange do Senhor" que não se rebelou com Lucifer. Dessa vez, será que mesmo conhecendo quais possuem processos ou já possuíram, vamos ter uma atitude vexatória e pusilânime nas urnas??Vamos ver adiante

                               DUALISMO BURKEANO Edmund Burke. Dublin, Irlanda. (1729-1797). Filósofo conservador/liberal. Discípulo d...